Palestrando no mesmo evento em que Tom Kelley (Ideo Design) em 2010

Já trabalho há 20 anos. Por oportunidade. Já na adolescência, tive a honra de ser educador de diversas turmas. Perdi a “vergonha de falar em público”. Também toquei em um grupo de rock – não cantava, mas me apresentava. Tudo isso foi somando até que em 2009 me convidaram para dar uma palestra pública e desde então já falei de Norte a Sul do Brasil (literalmente) e no exterior. Quando vi, estava falando no mesmo evento que um fundador da IDEO.

Primeiros passos

Nunca me esqueço. Chovia em Florianópolis no dia 11 de setembro (eita). Os amigos da ZeroTrack tinham me convidado e o André Sato me ajudou no design minimalista dos slides. O pessoal gostou bastante e eu também. Neste mesmo ano, já estava palestrando no iMasters Intercon, em universidades e até fazendo final de ano em empresa!

Falando com gigantes

Já em 2010, estava palestrando no Congresso Internacional de Inovação da Federação da Indústria do Rio Grande do Sul (FIERGS), estado onde nasci e comecei minha carreira. Vale notar que naquela ocasião eu estava promovendo o primeiro Startup Weekend do Brasil, que eu tinha organizado com amigos em São Paulo. Também, dividi o palco com profissionais que admiro: Gil Giardelli, Martha Gabriel, Raquel Recuero e Tom Kelley (fundador da badalada Ideo Design). Que responsa, que honra!

 

Vôos mais distantes

Palestrando na Europa em 2011.

 

Em 2011, dei minha primeira palestra internacional, no evento Red Innova, em Madri, no mesmo dia em que Romero Rodrigues (co-fundador do Buscapé) também foi falar sobre o Brasil.

Eu costumava ter uma lista de datas, temas, empresas e eventos em que dei palestra ou moderei painel (editada no então cool-ish Google Sites), mas parei de atualizar. Só que nunca não parei de me atualizar. Chequei uns slides das palestras mais antigas (da primeira em 2009 e de um evento da em 2014 aqui) e fiquei feliz de ver tanta coisa sobre filosofia e economia (além de tecnologia).

Isso só me faz abraçar temas novos e de formas novas. Nesta semana vou palestrar no Google I/O Extended em Brasília, usando a iniciativa educacional Young Coders como exemplo central, e pretendo iniciar um novo capítulo na minha “falação”.

Quem “me ver”, verá! Um forte abraço a todo mundo que já se sentiu informado, atualizado, diversificado, aprofundado, inspirado, provocado  -ou até mesmo chocado – ao me ouvir falar! Que tudo sirva para o nosso bem!

diego techcrunch

Advertisements