Hoje fui ver o portal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema Luz, Ciência e Vida e acontece de 19 a 25 de outubro em todo Brasil. A iniciativa do MCTI permitiu que a sociedade criasse atividades (debates, palestras e outros) a serem incluídas na programação e o Rio de janeiro foi o estado campeão na quantidade de atividades, seguido de Pernambuco e Minas Gerais. São Paulo só teve míseras 4 atividades.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fora essas informações, achei uma outra coisa bem bacana! Trata-se do projeto A ciência que eu faço, descrita como uma série de entrevistas em formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ou, financiadas pelas agências ligadas ao MCTI.

Além de depoimentos pessoais, os entrevistados falam de suas trajetórias profissionais, falam de escolhas e do despertar para uma carreira científica. Essa é uma iniciativa do MCTI, com o apoio do seu Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de C&T para Inclusão Social e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.

O projeto conta com depoimentos de vários adolescentes, adultos e idosos, que contam sobre como se interessaram e passaram a se envolver com as ciências. No site, a navegação é dividida por área do conhecimento (ciências exatas da terra, engenharias, humanas, entre outros). Fiz uma playlist com os vídeos, assista!

Advertisements